Abuso sexual é o segundo maior tipo de violência em crianças

[Christian Post] O abuso sexual é o segundo tipo de violência mais praticada contra crianças de até nove anos no Brasil, ficando atrás apenas de negligência e abandono. As informações são de pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde nessa terça-feira (22).

Em 2011, foram registrados 14.625 casos de violência contra menores de 10 anos. De acordo com a pesquisa, 35% desse total são casos de abuso sexual. Já os casos de negligência e abandono correspondem a 36% dos registros.

Os dados revelam que a violência sexual também ocupa o segundo lugar na faixa etária de 10 a 14 anos, com 10,5% das notificações. O primeiro lugar fica com a violência física, que aparece em 13,3% dos registros.

Na faixa de 15 a 19 anos, a violência sexual ocupa o terceiro lugar, com 5,2%. A violência física é a mais praticada (28,3%). Em seguida está a psicológica (7,6%).

De acordo com os dados no Ministério da Saúde, 22% dos casos de violência contra crianças envolvem menores de um ano. Na faixa de um a nove anos, estão 77% dos registros.

Geralmente as agressões acontecem dentro da própria casa da criança (64,5%) e são praticadas por pessoas muito próximas a ela (os pais, algum parente ou ainda amigos e vizinhos).

A pesquisa foi realizada a partir de dados do sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva). Segundo o ministério, esse sistema permite conhecer a frequência e a gravidade das agressões e identificar casos de violência doméstica, violência sexual e outras formas (psicológica e negligência/abandono).

Desde 2011, todos os estabelecimentos de saúde do país são obrigados a fazer notificação de qualquer caso, suspeito ou confirmado, de violência contra menores. A notificação é feita por meio da Ficha de Notificação/Investigação individual de violência doméstica, sexual e/ou outras violências, que é registrada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s