Radicalize

2º LUGAR JOVEM – Pedro Paulo Oliveira Maia – 1ª Igreja Presbiteriana de JF

O reavivamento e fortalecimento de nossa juventude é a melhor maneira de impactar nossa cidade. Para isso, é necessário ter um relacionamento profundo com Deus, fugir da mediocridade e tomar uma iniciativa.

A juventude de hoje em dia (quando me refiro à juventude, falo a respeito de garotos e garotas com idade entre 12 e 30 anos, não sendo esse um intervalo inflexível) tem sido bombardeada com todo tipo de facilidades. Drogas nas esquinas dos bairros onde vivem, violência na tela de seus televisores, pornografia a um clique, acomodação de suas mazelas com todo tipo de incentivo vazio e barato. Não se confia mais na juventude. Os nossos pais se conformam em nos manter longe das drogas e dentro de uma igreja, nossos professores cobram de nós nada mais do que simples tarefas para o lar, sobre nós foi depositada uma cobrança superficial, sem expectativas, sem desafios. Presenciamos um mundo individualista: a importância da família se perdeu, a busca de um bem comum que exija o esforço de todos já não é assim tão atrativo. Por que eu haveria de deixar o conforto do meu lar para participar de um movimento político, para servir a uma igreja, para defender minha pátria?

Mas qual será o verdadeiro valor de um jovem, quais devem ser seus limites, suas capacidades, seus sonhos? Como poderemos resgatar o prazer de viver o evangelho, renunciar a nós mesmos para servir ao próximo, deixar de nos conformar com a mediocridade de nossas ações e deveres?

O primeiro passo, creio eu, é encontrar Deus face a face, sentirmos seu fogo incendiar nossos corações, aceitá-lo como nosso oleiro, nos entregarmos como vaso disposto a receber a forma que Deus quer nos moldar, aceitá-lo como nosso ourives e deixá-lo nos inflamar e aquecer até que em nós ele veja sua imagem refletida, como na lâmina da espada de prata que está reforçada e pronta para ser empunhada nas batalhas. Precisamos entender com nossos corações o valor do sacrifício de Cristo lá na cruz por nós. Ele nos salvou, tomou sobre si todas as chagas que acumulamos ao longo de nossa história de desobediência a Ele e as carregou até a cruz, após ter sofrido tudo o que deveríamos ter sofrido em seu lugar. Ele fez isso com voluntariedade, humildade e cumplicidade, olhando sempre para o alto e fazendo a vontade daquele que o enviara, aquele que nos amou de tal maneira que entregou seu único filho para morrer por nós. Eis aí a mensagem, jovem. Por que então, diante de algo tão maravilhoso como isso, diante de uma revelação tão sublime e conhecida, não abrimos a porta e ceamos com ele? Ele está à porta. Não consegue ouvi-lo bater?

Quem é Deus? O que ganhamos e o que perdemos obedecendo a Ele? Por que eu deveria confiar nele e amá-lo? Porque a vontade dele é boa, prefeita e agradável, não há nada melhor do que ser presenteado com a sua graça, seguir Seus passos e ser amado pelo único que possui um amor perfeito e incondicional por você, aceitar o suave jugo daquele que é manso e humilde de coração, que nos convida a repousar em seus braços, mas que também nos oferece uma vida cheia de aventuras, desafios e sonhos, os quais não podem ser atrapalhados se estiverem debaixo da vontade de Deus. Ainda que venham chuvas e tempestades, nossa vida não se abalará se fizermos de Jesus nosso alicerce, que está firmado na rocha do seu Reino.

Ainda não se sente liberto? O que te segura? Que correntes tão pesadas são essas que te fazem escravo das coisas mais vazias que se pode pensar, dos desejos mais impuros que se pode imaginar, das vontades mais insensatas que se pode sentir. Isso se chama pecado e essa miserável cicatriz que existe em seu coração desde o princípio de sua existência só pode ser combatida e curada com uma coisa: aquilo que há de mais precioso, aquilo que nos lembra da maior prova de amor que já existiu e que nunca será superada ou igualada, o sangue de Jesus. Ele é o cordeiro imaculado, aquele que morreu para te dar vida, que se fez pobre para te tornar rico.

Tudo bem até aqui? Ótimo. Então respire. Respire fundo. O que você acha de fazer a diferença? Ser diferente e revolucionar o mundo ao seu redor? Parece difícil não? Como alguém tão pequenino e incapaz como você poderia fazer algo tão grande? Amigo, Deus confia em você porque você é forte, aquele que crê em Jesus tem poder para mover montanhas. Jesus morreu para te dar o Espírito Santo, Ele habita em você e está ao seu lado em todo momento e em todo lugar. Ainda que você vá ao vale das sombras da morte, não tema, pois Ele estará contigo e te capacitará a usar o mesmo poder que Ele tinha para fazer os mesmos prodígios que Ele fazia por meio do consolador.

Mas não faça isso pensando que o caminho será fácil, que as batalhas serão vencidas com um estalar dos dedos de Deus e que não te serão necessárias doses inesgotáveis de fé. Jesus não veio ao mundo para trazer paz, mas para te trazer uma espada! Não se aflija, não tema! Confie nele. Não cabe a você derrotar gigantes sozinho, mudar o curso da história com suas próprias forças ou transformar corações. O Senhor é o teu general e antes de qualquer um, a vitória é dele. Sua responsabilidade é ouvir o chamado e obedecê-lo, não se preocupe. Ele governa todas as coisas e conhece tanto o passado, o presente e o futuro. Ele não vai te abandonar, mesmo que Ele tenha predefinido seu fracasso. Muito pelo contrário. Ele vai te capacitar a fazer todas as coisas que Ele já predefiniu segundo sua vontade. Só cabe a você aceitá-lo e confiar, pegar no arado e não olhar mais para trás, fazer por aquele que te amou tudo o que Ele quer que você faça por Ele, não porque Ele precisa de você, mas porque Ele te escolheu e quer repartir contigo o seu Reino. Te dar tudo o que você não merece e te poupar de todo o castigo que você merece. Você pode pensar: “Tudo bem, tenho muito a ganhar, mas o que tenho a perder?”. Ao passo que você tem tudo a ganhar, você tem tudo a perder. Desespero, angústia, solidão, falta de esperança… A lista continua.

Se há alguma coisa que não podemos recuperar, essa coisa é o tempo. “Viva alegre durante todos os dias da sua vida […], aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo e que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer. Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pos a mocidade dura pouco.” (Eclesiastes 11. 8-10). Vamos dar as mãos e marchar, aliste-se no exército de Cristo, tome a iniciativa! Não deixe para amanhã o que você pode fazer agora. Peça ajuda a Jesus, não tente encobrir suas falhas, reconheça seus pecados, confie no perdão dele e siga-o!

Precisamos nadar contra a maré que tenta nos convencer de que somos incapazes, fracos, que tenta nos satisfazer com mediocridade e acomodações. Timóteo era um jovem como eu e você quando lhe foi cobrada uma conduta exemplar de fidelidade à palavra, de amor, fé e pureza. A nossa cultura espera pouco de nós, mas Deus tem expectativas muito maiores, as mais altas. Vamos nos unir e lutar pelo mesmo propósito: ir e pregar o evangelho a toda criatura, amar ao próximo como a nós mesmos, sem nos esquecermos de amar Deus acima de tudo, mostrar que somos fortes e que temos poder para vencer o maligno, pedir ajuda de Deus e nos libertar de sermos escravos do que é ruim, imperfeito e desagradável. “É bom que o homem suporte o jugo enquanto é jovem” (lamentações 3.27). Tomar decisões radicais agora, abandonar nossa zona de conforto, deixar de fazer apenas aquilo que afirmamos com segurança: “Eu sou bom nisso, faço isso com excelência”, mas fazer também aquilo que nos cobra algo além dos nossos limites é uma excelente maneira de nos fazer crescer. Não tenha medo: “Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, amor e equilíbrio.” (2Timóteo 1.7). “Uma grande fé é resultado de grandes lutas” (Stanley H. Frodsham, O apóstolo da fé. Rio de Janeiro: Danprewan, 2006). Não deixe que o medo o escravize, isso é pior do que a dor das pancadas e cicatrizes herdadas da batalha. Seja fiel e dê aquele primeiro passo tão difícil, deixando os resultados por conta de Deus. Não deixe que o remorso te perturbe, nem que o fracasso e as opniões das pessoas te desanimem, mas que elas te fortaleçam e te dêem desejo redobrado de santidade e de luta!

O futuro pode ser incerto, mas saiba que o Deus que está ao seu lado é conhecido. É Deus de perto e de longe, nunca muda, nunca falha. Peça a ajuda dele, siga adiante e experimente de fato a vida mais plena e gratificante que o Criador tem em mente para você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s