Cidade

Campanha alerta sobre prevenção de diabetes

(Dircom/UFJF) Uma ação conjunta, envolvendo médicos do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Prefeitura de Juiz de Fora, além de residentes e acadêmicos, marca nesta sexta-feira, dia 12, o Dia Mundial de Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro. Entre 8h e 16h, a equipe multiprofissional estará no Calçadão da Halfeld, em frente ao Cine-Theatro Central, no Centro, para atender a população.

De acordo com as organizadoras, a chefe do Serviço de Endocrinologia do HU, Mônica Barros Costa, e a chefe do Serviço de Controle da Hipertensão, Diabetes e Obesidade (SCHDO), da Secretaria de Saúde, Ana Chatuni Teixeira Cury, o objetivo é chamar a atenção da população e autoridades sobre a importância de educar para prevenir o diabetes. Uma das formas é implementar em nosso meio ações educativas para os pacientes sabidamente diabéticos a fim de evitar as complicações crônicas mais importantes como retinopatia, cegueira, nefropatia, insuficiência renal, neuropatias e doenças cardiovasculares. Neste ano, as comemorações estão voltadas à educação e à prevenção do diabetes tipo 2, chamando atenção de todos ao tema, e ao estímulo à prática da atividade física.

Segundo a International Diabetes Federation (IDF), em todo o mundo, pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. Em 30 anos, este número deve chegar a 380 milhões no mundo. No Brasil, cerca de dez milhões de pessoas são portadoras da doença e aparecem 500 novos casos por dia.

********************

Espetáculo revela outra faceta do universo circense

(Funalfa) O espetáculo “Palhaços”, com estreia no próximo sábado, 9, é a nova montagem do GTMG/Cia Tralha, produzida com recursos da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Juiz de Fora/Funalfa. As apresentações acontecem na sede da companhia, localizada à Rua Barão de Santa Helena, 229, bairro Granbery, às 20h.

Com 16 anos de estrada, o grupo leva aos palcos sua 24ª montagem, e quarta produção que utiliza a sede como palco. Em “Palhaços”, os atores Alexandre Guttierrez e Marcos Marchiori dividem a cena para mostrar a relação entre um palhaço em fim de carreira e um de seus espectadores. O encontro dos dois, que se propunha ser um gesto de admiração do fã por seu ídolo, transforma-se em um jogo cruel de inversão de personalidades. Os personagens travam uma batalha agressiva, estabelecendo um verdadeiro enfrentamento interpessoal.

O ator e diretor do espetáculo Alexandre Guttierrez conta que a ideia da montagem surgiu a partir de um convite do ator e co-diretor da peça, Marcos Marchiori. Segundo Alexandre, que iniciou a produção quase um ano após o convite, a confirmação veio após a primeira leitura do texto, quando sentiu “a real conexão entre os personagens”.

Marchiori também defende o texto, afirmando que ele revela muitos aspectos da realidade. A constante troca de personagens em cena, para o ator, constitui um grande desafio. “A densidade do texto faz que com que nós, artistas, questionemos tudo o que passamos e o que ainda vamos passar com a arte”, diz.

Cenografia e figurino, idealizados por Alexandre Guttierrez, Marcos Marchiori e Bruno Quiossa, foram trabalhados em tons monocromáticos, indicando a melancolia dos personagens e do universo retratado. Para contrastar com a estética acinzentada da peça, foram utilizados adereços em cores intensas, simbolizando a vida que se esconde sob o estado de degradação dos personagens.

“Palhaços” permanece em cartaz até 7 de novembro de 2010, sempre de sexta a domingo, às 20h. Devido à limitação da capacidade do local, é necessária a reserva antecipada de ingressos pelo telefone 8801-4566. De acordo com a produção, o espetáculo começa rigorosamente no horário previsto, não sendo permitida a entrada após o início da apresentação.

******************

Coral da UFJF tem vagas abertas

(Dircom/UFJF) O Coral da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu inscrições para interessados nas vagas de “contralto”, “baixo” e “tenor”. A seleção acontecerá dia 20 de outubro, às 19h, na sala de ensaios do Coral, no Fórum da Cultura. Os interessados devem comparecer ao local indicado com 15 minutos de antecedência para se inscreverem e realizarem o processo seletivo.

A seleção é baseada em prova prática, na qual são avaliados o timbre e a extensão vocal dos candidatos, bem como afinação e memória musical. É interessante – não obrigatório – que os candidatos tenham alguma experiência em canto, coral e/ou saibam ler música.

O Coral atualmente é regido pelo maestro Fernando Vieira. A preparação vocal é feita por Jovelina Nóbrega. Os ensaios são realizados às terças, quartas e quintas, sempre à noite. O Forum da Cultura localiza-se na Rua Santo Antônio, 1112, centro.

********************
Funalfa inicia programação com exibição de filmes no Palace
Outubro é o mês das crianças e a Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa, preparou uma programação especial para o período, com atividades de lazer e cultura, incluindo sessões de cinema, jogos, oficinas, contação de histórias, encontro literário e teatro. A programação tem início na próxima semana, com exibição de filmes no CineArte Palece (Rua Halfeld, esquina com a Rua Batista de Oliveira, no Centro).

Entre terça-feira e sexta-feira, serão apresentadas quatro sessões do projeto Escola Vai ao Cinema, realizado em parceria com a Secretaria de Educação, que tem entrada franca e vai exibir a animação “Meu Malvado Favorito”. Serão atendidas 720 alunos de quatro escolas municipais. Na quarta-feira, além do programa Escola Vai ao Cinema, haverá uma edição do projeto Sessão Cidadão, com a produção “Toy Story 3”, cuja entrada tem preço simbólico de R$ 1. A programação completa do Mês da Criança será divulgada semana que vem.

************

João XXIII abre inscrição para sorteio de vagas do 1° ano do ensino fundamental

 

O Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), oferece 75 vagas para o primeiro ano do ensino fundamental, para o ano letivo de 2011, a serem preenchidas por sorteio público. As vagas são oferecidas para estudantes nascidos entre 1º de abril de 2004 e 31 de março de 2005. Os interessados devem realizar a inscrição entre os dias 4 de outubro e 19 de novembro, pelo site http://www.joaoxxiii.ufjf.br.

Ao realizar a inscrição, o candidato ou seu responsável deverá imprimir o boleto de pagamento no valor de R$ 25  a ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil até 19 de novembro. Para as pessoas que tiverem dificuldades de acesso a internet será disponibilizado um terminal na Secretaria do Colégio, para possibilitar a realização da inscrição.

O candidato deve confirmar sua inscrição, entre 24 e 26 de novembro, imprimindo o cartão com seu número. O sorteio acontecerá no dia 27 de novembro, às 9h30m, no Ginásio do Complexo Esportivo da Faculdade de Educação Física e Desporto (Faefid),  no Campus da UFJF. É obrigatória a presença de um representante do candidato, munido do Cartão de Inscrição, sem o qual o aluno, se for sorteado, será desclassificado.

A matrícula deverá ser feita nos dias 1º e 2 de dezembro, das 8h às 11h e das 14h às 16h, na Secretaria do Colégio. O responsável pelo candidato deverá entregar xerox da Certidão de Nascimento, com apresentação da original ou xerox legível autenticada, comprovando a faixa etária exigida. Caso o candidato não compareça na data marcada e/ou não apresente a documentação solicitada no ato da matrícula, esta não será efetivada.

O não cumprimento de qualquer instrução ou regra para o sorteio e/ou matrícula implicará na desclassificação do candidato. Além do sorteio dos 75 candidatos às vagas oferecidas, serão sorteados mais 15, que ficarão inscritos como suplentes aguardando chamada, caso ocorra desistência, perda de prazo ou o não preenchimento dos requisitos exigidos para matrícula.

****************

Sai resultado de isenção da taxa de inscrição para Vestibular e Pism

A Comissão Permanente de Seleção (Copese) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta sexta-feira, dia 17, o resultado da avaliação feita sobre os pedidos de isenção e redução da taxa do Vestibular 2011 e do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). A lista com o nome dos contemplados pode ser consultada no site http://www.vestibular.ufjf.br.

É importante lembrar aos candidatos beneficiados que a concessão do pedido de isenção ou redução não resulta na inscrição automática nos processos seletivos, sendo necessária a inscrição online pelo site http://www.vestibular.ufjf.br em data que ainda será divulgada.

Os candidatos selecionados foram beneficiados com a isenção total ou parcial na taxa de inscrição do Vestibular 2011 tendo como critério de avaliação a condição socioeconômica dos inscritos. O valor da taxa para não isentos será divulgado no edital do concurso. (Fonte: UFJF)

********************

Resultado de pedido de isenção da taxa do Vestibular e Pism sai no dia 17

 

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) adiou a divulgação do resultado de pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2011 e Pism para o dia 17 de setembro. A relação com os contemplados estava prevista para sair nesta quarta-feira, 8.

O diretor da Comissão Permanente de Seleção, José Maria Pereira Guerra, diz que a mudança na data não tem implicações para os candidatos, mesmo porque o edital do concurso ainda não foi divulgado.

“A expectativa maior agora é quanto à publicação do edital”. Isso deve acontecer ainda neste mês de setembro e as inscrições serão abertas logo em seguida. O diretor ressalta que aquelas pessoas contempladas com a isenção da taxa também devem fazer a inscrição online, pelo site http://www.vestibular.ufjf.br, assim como todos os demais candidatos. (Fonte: UFJF)

***************

CAEd oferece oportunidade para alunos da UFJF

 

Você estuda na UFJF e está precisando de dinheiro? O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da UFJF (CAEd) abre inscrições para alunos atuarem como corretores de testes de avaliação de alfabetização. O cadastro já está disponível no site da instituição.

Nesta edição, serão oferecidas 700 vagas para qualquer aluno matriculado na UFJF. As listas com os aprovados sairão conforme o número de inscritos. Para ser aprovado, o candidato deve fazer o cadastro e esperar a convocação que estará disponível no mesmo site.

Junto com a lista de aprovados estarão as instruções para efetuar a inscrição. Isabela Antunes Macedo, analista administrativa do CAEd aconselha que o ideal é que os cadastrados acompanhem o site sempre que possível para ver as atualizações.

O começo das atividades está previsto para o início de setembro, mas a lista de aprovados não tem data exata para ser divulgada. Os alunos cumprirão horário de segunda a sábado, podendo escolher entre seguintes turnos: manhã (7h às 12h), tarde (12h às 17h) ou noite (17h às 22h).O valor da bolsa é de R$400 por mês.

Fonte: UFJF (adaptado)

*********************

Conselho mantém nota integral do Enem para o Vestibular e aprova novo curso

O Conselho de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Congrad/UFJF) decidiu manter a pontuação da redação e das provas de língua estrangeira do Enem para compor a nota da primeira fase do Vestibular. Com isso, valerá para substituir a primeira fase do Vestibular a nota integral do Enem. Candidatos que pretendem cursar Medicina, em reunião com o reitor Henrique Duque e o pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone, no último dia 16, solicitaram que esses conteúdos não entrassem no edital do Vestibular e Pism, previsto para ser lançado na primeira quinzena de setembro.

 

Para o pró-reitor, desvincular as provas de redação e língua estrangeira “descaracteriza a lógica de avaliação do exame”, elaborado para avaliar o candidato em um espectro amplo de conhecimento, incluindo linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.

 

O Congrad manteve ainda a proporção de três candidatos por vaga que serão classificados para a segunda fase e não quatro concorrentes, como também o grupo havia sugerido. “A quarta vaga onera o processo, sem que tenha efeito de seleção em todos os cursos. Não é possível aplicar uma regra a um curso especifico”, justifica o pró-reitor. Na reunião com os estudantes, foi alertado que a demanda dos vestibulandos seria encaminhada ao Conselho, ao qual caberia acatar ou recusar a solicitação.

 

A maioria dos 44 conselheiros presentes na reunião desta quinta, 26, votaram pela manutenção das propostas originais. Participam do Congrad coordenadores de curso de graduação e representantes de alunos e técnico-administrativos em educação.

 

Foi aprovada também a disponibilização de um terço das vagas do Bacharelado em Ciências Humanas (80 cadeiras) e do Curso de Ciências Exatas (96) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), operado pelo Ministério da Educação. Ou seja, para essas vagas bastará a nota obtida no Enem. “A mudança aumenta a demanda de candidatos e ganhamos mais conhecimento sobre o funcionamento do Sisu”, afirma Magrone.

 

Para o restante de cursos, permanece esta situação: o candidato faz a prova do Enem, que será computada como a nota da primeira fase do Vestibular da UFJF. Em seguida, três concorrentes por vaga passarão para a segunda fase, que terá provas discursivas elaboradas pela Universidade.

 

Novo curso


Outra novidade foi a criação do bacharelado em Sistemas de Informação, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas.  Para efetivar a criação, a proposta será encaminhada ao Conselho Superior da Universidade (Consu).

 

A criação do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração também está em tramitação. Uma reunião extraordinária do Congrad será marcada para avaliar o projeto que também, em seguida, será levado ao Consu. Caso a aprovação seja feita após o lançamento do edital, Magrone afirma que pode ser possível a adição de um adendo ao documento. (Fonte: UFJF)

********************

400 alunos do ensino médio participam do 1º dia de visitas à UFJF

Foi com grande entusiasmo que cerca de 400 alunos do ensino médio, de cinco escolas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, participaram nesta quinta-feira, dia 19, do primeiro dia de visitas guiadas ao Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As atividades começaram às 8h e se estenderam durante a tarde. Na sexta-feira, dia 20, mais oito colégios participam do último dia do programa. As visitas estão sendo organizadas pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em parceria com a Gerência de Cerimonial.

As escolas, dividas em quatro grupos, foram recebidas com palestras simultâneas ministradas por uma equipe da UFJF. Nelas foram apresentados os cursos, a instituição, sua organização e estrutura. Neste momento, os estudantes tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas por meio de perguntas dirigidas aos palestrantes. Em seguida, os alunos conheceram as faculdades e institutos e conversaram brevemente com seus representantes.

Um dos colégios inscritos para o projeto é o Jesuítas de Juiz de Fora. A aluna Renata Fagundes, 17 anos, do segundo ano, disse estar gostando muito da visita. Ela pretende cursar odontologia e acredita que poderá tirar suas dúvidas e conhecer melhor a Universidade. “Eu acho muito importante para a gente tomar decisões para a futura carreira, mesmo que já se tenha uma ideia. Acho que é ainda mais importante para quem não decidiu o que quer. Acho que esclarece muitas dúvidas”.

Já o estudante Guilherme Araújo, 16, também do segundo ano, está indeciso entre Direito e Engenharia Civil e aproveita para conhecer melhor os cursos.  “Eu queria tirar as dúvidas sobre as profissões e focar na que eu quero. A visita está ajudando, está esclarecendo.” Ele destaca a infraestrutura da Universidade: “Estão ocorrendo projetos de ampliação muitos promissores”.

A aluna Amanda Bertazza, 16, do segundo ano, ainda está indecisa, portanto, vê a visita como uma oportunidade de conhecer melhor as possibilidades e tomar sua decisão. “Você vê mais sobre os cursos que tem. Está sendo bem legal. Eu acho muito importante até para conhecer como é por dentro da UFJF e para ter uma noção de como é cada curso.”

A orientadora pedagógica do Colégio dos Jesuítas, Flávia Dimas, ressalta que “este é um momento fundamental em que os meninos estão colhendo todas as informações possíveis sobre os cursos. É um momento em que realmente a gente acredita ser uma aproximação do aluno do ensino médio com o mundo universitário”. Flávia ressalta que o projeto tem ajudado a direcionar os estudantes do colégio: “Viemos no ano passado e ajudou muito. Acredito que a experiência deste ano também vai ajudar bastante”.

Comunicação Social e Direito

A diretora da Faculdade de Comunicação Social (Facom), Marise Pimentel Mendes, foi uma das palestrantes. Ela afirma que o projeto ajuda muito a direcionar os alunos que ainda são muito jovens. “Às vezes eles tem uma noção romântica da profissão. Com esta oportunidade eles se aproximam um pouco mais da realidade e não ficam só com esses estereótipos do que são os
cursos. Eu acho que eles estão aqui na curiosidade, na busca por clarear um pouco mais as idéias deles para escolhas que são tão fundamentais. Isso é um caminho para que eles tenham um pouco mais de clareza.”

Outro palestrante foi o diretor da Faculdade de Direito, Marcos Vinícius Chein Feres. Para ele, esse projeto “é fundamental até para conscientizar o aluno que tipo de curso que ele quer fazer, se ele realmente tem vocação para isso, até mesmo para alguma orientação, para que conheça a proposta que é a área, a mercadológica e que orienta o curso”. As visitas guiadas acontecem todos os anos mediante a agendamento com a Gerência de Cerimonial. Durante os dois dias de visita, a UFJF receberá aproximadamente 780 alunos de 13 instituições de ensino de Juiz de Fora, São João Nepomuceno, Muriaé, Petrópolis (RJ) e Volta Redonda (RJ), entre outros municípios.  (Fonte: UFJF)

 

********************

Marcha contra a pedofilia em JF

Três horas da tarde. Um grupo de jovens e adolescentes, estudantes em sua maioria, começa a se reunir diante do prédio histórico do poder legislativo, no Parque Halfeld, no centro de Juiz de Fora. Amiúde, parece ser um show de rock n’ roll ou uma festa de música eletrônica. Alguns portam modernas pulseiras, bonés e reluzentes relógios. Os tênis são os mais coloridos possíveis. Trajam bermudas, calças largas e camisas com diversificadas estampas. Aliás, se apropriando do dialeto da tribo jovem, as estampas são iradas. [continue lendo]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s