Entre a cruz e o crucifixo

Do Gênesis ao Apocalipse a Bíblia está repleta de símbolos e analogias. Cada um deles trazendo consigo um profundo significado, sendo que muitas vezes, mais de um. A cruz é um desses símbolos.

Ao longo dos evangelhos e do Novo Testamento a cruz foi recebendo novos significados e novas formas. De símbolo de humilhação e morte, a cruz tornou-se símbolo de salvação, penitência, perdão, religião, entre muitos outros. Cada um desses significados traz consigo uma mensagem única e maravilhosa.

O crucifixo surgiu algum tempo depois. Apesar de ser mal visto por grande parte de nós, evangélicos, este veio para enfatizar a ideia do sacrifício, da humilhação e da dor que Jesus sofreu por amor a nós. Algo para manter sempre vivo na lembrança, o amor do Pai e do Filho para conosco.

Porém, há algo que muito falamos e pouco analisamos. Se acaso lhe perguntassem qual a diferença entre a cruz e o crucifixo, como você responderia? A presença do corpo no crucifixo ou a ausência do mesmo na cruz? Qual a diferença entre as respostas? Toda! Quando você usa aquele popular pingente de cruz, o que você esta carregando: a cruz vazia ou o vazio da cruz?

Apesar de toda a atenção que damos a ressurreição de cristo, o principal marco do Evangelho, nos esquecemos que na verdade é o vazio da cruz que na verdade representa a ressurreição de Cristo. Jesus tomou para si nossos pecados e por isso sofreu em nosso lugar a pior de todas as consequências do pecado: A morte espiritual.

“Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?”

A morte espiritual, o afastamento da presença de Deus é, sem dúvida, o pior de todos os sofrimentos. E Jesus suportou tudo por amor a nós. Porém não permaneceu morto. Ele ressuscitou e voltou para seu lugar ao lado do Pai, vencendo sobre a morte e o pecado. Deixando vazia a cova em que o haviam colocado. Deixando vazia a cruz que o pregaram.

O que você carrega consigo: o perdão, o amor ou a ressurreição? A cruz vazia, o crucifixo ou o vazio da cruz?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s