MUNDO

Mineiros soterrados no Chile podem ser resgatados no fim de semana, dizem engenheiros

(Agência Brasil) Os engenheiros responsáveis pela operação de resgate dos 33 trabalhadores, soterrados na Mina de San José, no Norte do Chile, informaram hoje (5) que eles podem ser resgatados neste fim de semana. O presidente da mineradora chilena Geotec, Pedro Buttazzoni, disse que falta escavar apenas 160 metros para chegar até o local onde estão abrigados os trabalhadores, depois que as máquinas conseguiram perfurar 464 metros de pedras.

As informações são da agência BBC Brasil. Segundo Buttazzoni, sua equipe deve conseguir terminar o trabalho em três ou quatro dias. Ele disse ainda que está em discussão se é realmente necessário forrar o túnel de resgate com um invólucro de metal como foi planejado, um processo que poderia levar vários dias.

Se for decidido que o forro não é necessário, segundo ele, é “perfeitamente possível” que os mineiros sejam trazidos à superfície até o fim de semana. Os parentes dos mineiros preparam uma festa para comemorar o resgate.

Recentemente, outros funcionários da mina fizeram um protesto dizendo que não haviam sido pagos desde o acidente. Cantando “não somos apenas 33”, cerca de 200 trabalhadores fizeram uma passeata cobrando o dinheiro da empresa, que tem dívidas e está enfrentando ações na Justiça movidas pelas famílias dos mineiros soterrados.

Ontem (4) o presidente chileno, Sebastián Piñera, disse que as equipes devem resgatar os mineiros até o dia 15, quando pretende fazer uma série de viagens à Europa.”Eu espero que consigamos resgatá-los antes de eu ir para a Europa, eu quero dividir esse momento com os mineiros”, disse Piñera. O cronograma de resgate foi reduzido depois que as três furadeiras utilizadas no local começaram a progredir rapidamente.

Assim que o túnel de resgate estiver pronto, uma cápsula de aço, projetada pela Marinha chilena e construída especificamente para esse propósito, será usada para retirar os trabalhadores da mina. O plano é que oficiais da Marinha desçam para avaliar a situação e ajudar os mineiros a utilizar a cápsula. O processo de retirada de cada um dos homens presos deve durar uma hora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s